Selinho clubinho da costura

terça-feira, 11 de setembro de 2012

14º Desafio- Projeto Carteira Bloco de Notas


Toda costureira gosta de anotar recadinhos, lembretes, medidas, e tudo mais... Que tal fazer isso de um jeito super estiloso? Com uma carteira bloco de notas tão fofa, feita por você mesma.

Então vem aprender! =D

Essa carteira bloco de notas lindíssima foi um achado da Débi. E a gata resolveu fazer um passo-a-passo especialmente pra gente! \o/ Ela não é demais?


Carteira Bloco de Notas - Tutorial

  

Materiais necessários:
  • Tecidos (5 ou 6 estampas diferentes)
  • Manta Acrílica (opcional)
  • Elástico tubular
  • Botão
  • Linha/agulha/tesoura/alfinetes/material de costura em geral




Como cortar:

PARTE EXTERNA:
1x no tecido A: 25,5cm x 7,6cm
1x no tecido B: 25,5cm x 10,1cm
1x no tecido A: 25,5cm x 16,5cm
PARTE INTERNA:
1x no tecido A ou outro: 25,5cm x 33cm
2x no tecido B: 25,5cm x 16,5cm
1x no tecido C: 25,5cm x 16,5cm
2x no tecido D: 25,5cm x 16,5cm (dobre ao meio, de cima para baixo)
1x no tecido E: 16,5cm x 12,7cm (dobre ao meio, de cima para baixo)
1x no tecido B: 12,7 x 12,7cm (dobre ao meio, na diagonal)




A Montagem:

1º Comece costurando a parte externa, unindo os pedaços, conforme as imagens abaixo. Lembre-se de abrir as costuras internas no ferro. Você terá um pedaço grande, que é a parte externa pronta. Reserve.



2º Pegue o tecido C. Faça uma pequena bainha na parte superior.



3º Sobreponha os bolsos como na imagem abaixo. Você pode montar os bolsos conforme a sua necessidade ou gosto, pois é um modelo bem versátil. Depois de sobrepô-los, passe uma costura bem na borda, para firmá-los juntos. Se achar necessário, use alfinetes para ajudar.



Notem que eu fiz a costura com linha vermelha para vocês verem como é bem na borda a costura para firmar os bolsos juntos. Costurar nas duas partes.



4º Após costurar todos os bolsos no tecido B, com a ajuda do ferro dobre as laterais internas para dentro e faça a bainha.





5º Corte o elástico tubular com 13cm de comprimento. Costure-o na parte de trás da parte externa, como na imagem abaixo.



6º Agora vamos para a montagem. Vamos fazer uma “lasanha” assim:
Tecido de fundo A + Bolsos montados + parte externa virada para baixo.



7º Costure ao redor, deixando uma abertura para virar. Certifique-se de ter montado a “lasanha” corretamente, para que ao virar, esteja correto.
Depois de costurar, corte os cantos em diagonal (sem cortar a linha) e desvire.



8º Puxe bem os cantinhos e feche a parte aberta com ponto invisível ou uma costura bem fininha.

9º Costure o botão




A carteira pronta, agora é só colocar um bloquinho de notas, cartões de visitas, etc.



Por Débora Schmidt Nardello | Lusco Fusco Criações
Adaptado de The Cottage Home



Dicas extras

Para colocar o bloquinho
Normalmente, a última folha do bloquinho é como um papelão, mais durinha, basta inserir ela no bolso vermelho. Mas é bem provável que a gente não encontre um bloquinho adequado, então vamos fabricar o nosso, que tal? Lembrando de colocar uma folhinha mais grossa por último, para ela entrar no bolsinho vermelho e firmar nosso bloquinho no lugar certo.



Para deixar a carteira bem firme
Você pode usar dois pedacinhos de papelão para deixar sua carteira mais durinha.
Corte dois pedaços de 23 x 14cm, pode cobrir com tecido se quiser um bom acabamento, e insira nos bolsos, como mostrado na figura abaixo.



Brinquem com as cores, soltem a imaginação e vamos ver que coisas lindas podemos fazer!
A galeria será aberta no dia 24 de setembro de 2012. =P

52 comentários:

Érika Costurarte on 11 de setembro de 2012 às 09:05 disse...

Olá!!

Vi lá no face a chamadinha e corri pra conferi mais uma ideia bacana...
Amei!

Vou fazer com certeza!!
Bjocas

Érika

Camila Schone on 11 de setembro de 2012 às 09:09 disse...

uauuuu q lindo!! :)
Amei..

Vou tentarrrr!!!! ;D

Ju Russo on 11 de setembro de 2012 às 09:10 disse...

Oiii Caliope...que dificil...sera que eu consigo...aiiiii
Bjusssssssssssssss, vamos tentar

Kelly Delicate Art on 11 de setembro de 2012 às 09:32 disse...

Caliope sou nova no grupo...... achei lindo, porém não executei nada parecido sou nova nesse mundo da costura, prometo que vou tentar e depois conto como foi....
bjs

Debby on 11 de setembro de 2012 às 09:41 disse...

Oi Caliope tb achei dificil mas vamos ver vou tentar tb beijosssssss

Tina Bau Couto on 11 de setembro de 2012 às 09:42 disse...

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal!

♥ Elaine Veiga ♥ on 11 de setembro de 2012 às 09:46 disse...

Que perfeição!
Vou tentar...
bj

Anônimo disse...

Oi Calíope, qual o tecido mais recomedável para fazer esta carteira??

Bjus

Unknown on 11 de setembro de 2012 às 11:04 disse...

Estou começando a aprender a costurar, mas quero acompanhar as belesuras que tem por aqui e quem sabe em breve consiga postar algo que eu tenha feito...estou seguindo!
Bjs
Mel

CamomilaRosaeAlecrim on 11 de setembro de 2012 às 11:20 disse...

Olá, bom dia!
Estou muito a fim de fazer!
Vou tentar! Obrigada!
Bjs e te desejo um dia maravilhoso!
CamomilaRosa

Fats Arteira on 11 de setembro de 2012 às 13:05 disse...

Eu sempre quis fazer essa carteira...
e agora aqui está...
adorei!
bjs

Fats

Raquel Faleiro on 11 de setembro de 2012 às 13:40 disse...

legal esse pap, Caliope, me aguarde, hehehe.
bjs

Unknown on 11 de setembro de 2012 às 14:21 disse...

amei o desafio! Se Deus quiser, desse eu vou participar. Por motivos diversos o útimo que participei foi o da saia :(. Parabéns Debi e Calíope pela escolha do desafio e pelo pap.

Érica D'ávila on 11 de setembro de 2012 às 14:24 disse...

Oba!!
Tô atrasadinha no desafio passado mas a casinha tá terminada e vou logo logo postá-la e já começar o novo né? pra não demorar muito e não atrasar...rsrs

Ficou show Débi, ótima explicação !!! Caliope mais um desafio MARAVILHOSO!!

Anônimo disse...

Uiuiui... Tá difícil, mas eu vou tentar !!!
Sou " costureira de primeira viagem", mas eu vou seguir esse P A P e ver no que vai dar
Abraços, e até lá...

Historias de mulher on 11 de setembro de 2012 às 15:04 disse...

AMei já tô cortyando os tecidos...

BJSsss
Alânia Teixeira.

Unknown on 11 de setembro de 2012 às 15:38 disse...

Que ideia legal
Vou fazer !
Bjs
Mana

Thays Figueira on 11 de setembro de 2012 às 15:48 disse...

Vou fazer!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos!
donnadular.blogspot.com

simone on 11 de setembro de 2012 às 17:13 disse...

Que ideia legal.Serve para organizar as nossas anotações com estilo e criatividade.
Bjs.

Unknown on 11 de setembro de 2012 às 18:22 disse...

Adorei o desafio! Se eu vou conseguir, não sei... Mas tentarei com certeza!!!!

Bjs

Daniela de Paula on 11 de setembro de 2012 às 18:23 disse...

achei um charme, mas estou tão no início...na fase do porta lenço. Mas um dia chego lá!
beijo,

Alê Vieira on 11 de setembro de 2012 às 18:56 disse...

Adorei, doida para começar a fazer.Beijos.

Lia Gloria on 11 de setembro de 2012 às 19:45 disse...

Acho que nesse desafio eu vou!!! lindão este projeto,

bjs

Maria José on 11 de setembro de 2012 às 22:49 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria José on 11 de setembro de 2012 às 22:53 disse...

Adorei com certeza vou fazer!!!bjos

Suzana Borges on 12 de setembro de 2012 às 13:05 disse...

tô cheia de idéias, já separei os tecicdinhos e vou começar a produção.

Kandis Design on 12 de setembro de 2012 às 14:06 disse...

Eu que gosto de cadernos não podia deixar de gostar né?? Demais o projeto, pena que não tenho máquina nem sei costurar... Mas um dia né, quando tiver, volto aqui de novo!

Os tecidos são lindos!

Ana on 12 de setembro de 2012 às 21:40 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana on 12 de setembro de 2012 às 21:43 disse...

È muito Linda vou tentar fazer não vejo a hora de ter a minha pronta
beijossssssssssssssss

Suzana Borges on 13 de setembro de 2012 às 09:07 disse...

Já terminei a minha, o pap está bem detalhado tornando mais simples a confecção, depois de pronta percebi que perdi um bolso, lá vou eu fazer outra, mas dessa vez farei maior para caber um caderno de capa dura. Agora é só aguardar a galeria abrir. Beijos!

Mi on 13 de setembro de 2012 às 13:46 disse...

Adorei a ideia , parece meio complexo mas tá bem explicado.
bj
Mi

Unknown on 13 de setembro de 2012 às 20:43 disse...

Oi Calíope!
Adorei a ideia, vou faer uma pra presentear a professora da filhota, acho q ficará bem legal!!!
Bjs!!!

Keilla Colombo on 14 de setembro de 2012 às 14:04 disse...

Super legal, mais para ela ficar mais estruturada pode colocar manta acrilica R2...

Bjinhosss

Calíope Corrêa on 14 de setembro de 2012 às 14:08 disse...

Oi Keilla, na verdade eu acho que não... se colocar a manta ela vai ficar fofinha. Acho que o ideal é o papelão mesmo, aquele usado pra cartonagem acho perfeito!

ARTESANATU'S on 14 de setembro de 2012 às 19:18 disse...

Vou participar da próxima, com certeza...
Que belíssima ideia esse clube da costura. Parabéns!!!
Rosane Santana.

Casa e Alquimia on 15 de setembro de 2012 às 06:17 disse...

Oiesss!!!! Meodeoso!!! Porque eu não cheguei aqui antes?? hehehe
Amei esse desafio!! Achei lindo!! Mas será que eu consigo fazer sem ter feito os outros????
"Eu quero, eu posso, eu consigo!" \o/
Beijocas a todas!!
Luiza!

Anônimo disse...

tricoline?

Calíope Corrêa on 15 de setembro de 2012 às 13:30 disse...

Oi Elisane, na verdade acho que qualquer tecido... Eu vou usar tricoline! =D

Thays Figueira on 15 de setembro de 2012 às 14:46 disse...

Tô fazendo a minha!Vou pra parte da costura agora!
Beijos!
donnadular.blogspot.com

Thays Figueira on 15 de setembro de 2012 às 23:03 disse...

Terminei!Amanhã posto a foto!Ficou super fofa e a minha cara!Amei!
Beijos!
donnadular.blogspot.com

Thays Figueira on 16 de setembro de 2012 às 13:35 disse...

Já postei a minha carteira pronta lá no meu blog!Já vou fazer outra e o cesto de tecido!
Beijos e obrigada pelo desafio tão legal!
Beijos!
donnadular.blogspot.com

karen Disley on 17 de setembro de 2012 às 12:14 disse...

JÁ FIZ A MINHA, ESTOU POSTANDO NO BLOG AGORA.
É O PRIMEIRO PROJETO QUE PARTICIPO, ESPERO QUE TENHA SAÍDO BOA.
BEIJOS!
KARENDISLEY.BLOGSPOT.COM.BR

Ana Carla Benet on 19 de setembro de 2012 às 12:02 disse...

Que projeto lindooooo ....

bjo

Andréa Martins on 21 de setembro de 2012 às 21:38 disse...

A minha já esta pronta só falta eu postar... foi um grande incentivo para eu retomar minhas costurinhas.

Beijos!

Andréa
tentomaisnaosouamulherperfeita.blogspot.com.br

Sempre e Útil on 22 de setembro de 2012 às 07:32 disse...

Pode usar somente 2 tecidos ???

Silvinha on 24 de setembro de 2012 às 11:29 disse...

Oi Caliope , nossa fazia tempo que não conseguia participar do clubinho, mas como tinha mesmo que fazer um presente, já fiz a carteira e ficou bem fofa, obrigada pela dica, bjs

http://tearpiaocupacional.blogspot.com.br/2012/09/14o-desafio-do-clubinho-da-costura.html

Luciana on 24 de setembro de 2012 às 19:42 disse...

OLÁ TERMINEI A MINHA CARTEIRA HOJE ACHEI UMA DELÍCIA,ATÉ JÁ FIZ A MINHA POSTAGEM ADOREI O RESULTADO.BEIJOS
http://patchfofinhos.blogspot.com.br/2012/09/clubinho-da-costura.html

Ana Love Craft on 25 de setembro de 2012 às 09:34 disse...

Olá,
Já terminei e postei a minha carteira.Ainda não têm galeria para juntar link?
Obrigada e boa semana!

Beijos de Portugal
Ana Love Craft
www.lovecraft2012.blogspot.com

Unknown on 25 de setembro de 2012 às 16:35 disse...

ESTOU PARTICIPANDO DO CLUBINHO ACHEI LINDA MAS VOU PASSAR DESTA VEZ

Rosineia on 25 de setembro de 2012 às 19:02 disse...

Amo bloquinho sempre ando com um na bolsa,deixo 1 na mesa do computador na minha capinha da bíblia,estou sempre anotando tudo,já vou providenciar o meu,pois preciso de um maior para andar na bolsa,é endereço de loja,medidas,telefones... vai ser muito útil.Vou tentar fazer e volto,bjinsss meninas!!!

Helena Feitosa Pedagoga on 25 de setembro de 2012 às 21:19 disse...

Oi Cá, sou nova por ak, tenho a dúvida de que será que tem que ser bem,bem,bem,rs, igualzinha? Ou se eu tiver um modelinho bem próximo, porém com outra técnica, posso participar?
bjs.

Angel Artes on 26 de setembro de 2012 às 18:08 disse...

Ufa!!! consegui fazer, quase botei um ovo rsrs
Terminei hoje e já postei, só assim pra eu conseguir aperfeiçoar na costura!!
Obrigada meninas por estarem nos incentivando com os desafios.
Bjs

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa