Selinho clubinho da costura

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13º Desafio - Casinhas Criativas Tutorial


Esse é mais um daqueles projetos livres, sem molde e nem medidas, pra que você solte sua imaginação.
Eu amo ver a galeria toda colorida, cheia de personalidade com mil e uma ideias...

Sempre babei nessas casinhas, tão coloridas, tão alegres e tão simples...
Nesse foram feitas casinhas pequenininhas e fofinhas, mas você pode fazer em qualquer tamanho!
Quero que esse projeto seja uma demonstração de afeto a nossas casinhas, onde moramos, costuramos, amamos e vivemos. Quero ver ternura nesse desafio!

Não esqueçam que a postagem é tão importante quando as fotos do seu projeto. Aquilo que você expressa a respeito do desafio, é pra mim fundamental. Afinal de contas não estamos aqui por acaso neh? Estamos aqui por amor. Amor a essa arte... ao compartilhamento de ideias, a inspirações como essas!

Data da galeria: 28 de agosto de 2012.

Mas vamos ao que interessa, o passo-a-passo...

Casinha de Tecido Colorida Passo-a-Passo
Imagens: Retro Mama | Texto: Calíope Corrêa

Você vai precisar de:

  • Retalhos de estampas variadas
  • Um tecido mais neutro para o fundo da casinha
  • Fitas, pompons, botões, feltro, apliques, etc.
  • Papel Termocolante
  • Fibra Silicona ou manta acrílica

Como fazer:
Inicialmente você tem que fazer seu próprio molde, o que vai depender do tamanho da sua casinha. Se você quer o telhado mais espichado, ou mais gordinho, se sua casa será comprida ou fofinha. Isso é você quem decide. Só é importante, na hora de fazer o molde, deixar uma faixa de sobra abaixo, como mostra a figura, para dar volume a casinha depois.
Corte duas partes desse molde no tamanho desejado no seu tecido neutro.


Pronto, antes de costurar as partes, vamos decorar a parte da frente.
Essa é uma sugestão de decoração, mas você pode fazer omo quiser, do seu jeito.

Coloque uma "passa-maria" (que pode ser pompom, rendinha, etc.), um retalhinho com o direito para baixo sobre ela e costure.




Retire os excessos, e passe um costura reta em cima para fixar.



Com a ajuda do papel termocolante, faça os outros itens decorativos, como a porta, janela, uma flor, um coração, um passarinho, o que quiser.



Costure para fixar. Pode ser na máquina ou com ponto caseado à mão mesmo...




Use um quadradinho de retalho para fazer a chaminé, como mostra abaixo.



Agora pegue as partes da casinha e coloque direito com direito. A chaminé deve ir dentro deles, virada para baixo. Assim como uma fitinha que servirá para pendurar (caso a sua casinha seja um penduricalho, mas como disse pode ser qualquer coisa, então não necessariamente precisará da fitinha).

Costure toda a volta como mostra a imagem, deixando uma abertura para encher.


Note que, se você costurou como indicado acima, ficará um buraquinho. Junte e costure no outro sentido. Veja a imagem para entender melhor:




Encha sua casinha com fibra siliconada ou mante acrílica e feche abertura com ponto invisível.



E sua casinha estará pronta! ♥
Gostaram? Agora capricha na declaração pra sua casa e faz uma postagem bem lindona pra gente! \o/



44 comentários:

Fabiana Fabrin on 13 de agosto de 2012 às 08:44 disse...

Ai ai ai! Coisa mais linda!!!!

Amei, adorei, gostei demais desse desafio...

Essa casinha estava já fazia tempo na minha lista de desejos...
Tão fácil de fazer né? Me surpreendeu!

Bjos, Fabi

Anônimo disse...

"As minas piraaaaa"... tô louca aqui... quero fazer agora rs.

Amei!

Patricia on 13 de agosto de 2012 às 09:49 disse...

TÃO LINDAS, O MELHLOR É QUE PODEMOS USAR VÁRIOS RETALHINHOS QUE ES~TAO ENCOSTADOS NÉ
\VOU FAZER A MINHA/

Marilia Baunilha e Patch on 13 de agosto de 2012 às 09:55 disse...

Já fiz essas casinhas. Ficam lindas! Parabéns pelo PAP.

Beijos,

Eneida

Lury on 13 de agosto de 2012 às 10:09 disse...

Ahhhh, queria participar! Mas já fiz delas e tenho no blog...
Mas posso ainda?? Posso??!
É uma delícia fazer essas fofuras!!!

beijinho

http://luryartesanatos.blogspot.com.br/

Tatiana on 13 de agosto de 2012 às 10:17 disse...

AMEI esse desafio!!! Muito doce, uma graça de proposta!!! Eu quero!!!! Já pensei em fazer uma almofada, daquelas boas de abraçar, para deixar no cantinho em que as crianças brincam!!! Ideias fervilhando!! E lá vamos nós!!!!!!!
Beijos

Leeh Trindade on 13 de agosto de 2012 às 10:43 disse...

Que fofas, amei!

Tá rolando sorteio no blog de um lindo vestido florido, corre lá e participa! :)
www.misssainha.com

Rosineia on 13 de agosto de 2012 às 11:04 disse...

Muito fofa ,dessa vez nem que seja na mão mais eu vou fazer!
Bjinsss!

Cici Senhoretti on 13 de agosto de 2012 às 11:26 disse...

Opaaaa... tô dentro!!!
Bora brincar de casinha!! rs
Bjs

Ogmar Costa on 13 de agosto de 2012 às 11:35 disse...

Ai que fofo, to chegando no seu cantinho e já quero participar também!!! To dentro, o pap está perfeito. Bjooo

Michele on 13 de agosto de 2012 às 12:19 disse...

Morro de vontade de aprender a costurar, vou comprar uma máquina em breve e começar a arriscar. Tomara que eu consiga só de olhar os tutoriai :-). Entquanto isso vou me arriscando com papel e madeira...

Bjinhos
Michele
www.mariasemfrescura.blogspot.com.br

Mi on 13 de agosto de 2012 às 12:58 disse...

Muito lindo essas casinha, vai deixar nosso cantinho uma fofura!!!
beijos e um aótima semana
Mi

PRISCILLA VIUDES on 13 de agosto de 2012 às 12:59 disse...

Amei, esse desafio vou fazer com toda certeza.

Unknown on 13 de agosto de 2012 às 13:04 disse...

Adorei a ideia,vai ficar linda...
Bjs!!!

Silvinha on 13 de agosto de 2012 às 13:51 disse...

Lindo mesmo Calíope vale a pena fazer coo peso de porta também , bjos

Jussara Silva on 13 de agosto de 2012 às 14:03 disse...

Beleza! Vou começar a separar o tecidinho par fazer. Boa semana! Bjs.

Jussara
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br

Genisa Couto on 13 de agosto de 2012 às 14:14 disse...

Que projetinho lindo, dá uma vonatde de parar tudo, pegar uns paninhos e botar a máquina de costura pra funcionar!
Adorei!

Fabíola on 13 de agosto de 2012 às 15:38 disse...

Muito fofo vou tentar participar!!!!!! bjs

Daniela de Paula on 13 de agosto de 2012 às 16:05 disse...

Este desafio é fofo! Posso fazer em feltro? Ainda estou engatinhando na máquina de costura...
um bj,

Fats Arteira on 13 de agosto de 2012 às 17:37 disse...

Ah...que coisinha mais fofa....bem fácil de fazer....adorei!
Bjs

Déborah Belmiro on 13 de agosto de 2012 às 18:19 disse...

Amei!!!!
Acho que esse vou participar! Já estou imaginando muitas coisas que quero fazer!!
Uma certeza: vai ser um móbile para a minha porta de entrada do ap!!

Beijos... boa semana!
cantinhodadeborah.blogspot.com

Unknown on 13 de agosto de 2012 às 18:48 disse...

que coisa mais lindinha !!!! amei essas casinhas !!!embora la criar muita casinha linda ,com toda essa inspiracao .....nao da pra nao fazer
super beijo/celia/thesweetart
www.thesweetart.blogspot.com

https://minimundomania.blogspot.com.br on 13 de agosto de 2012 às 20:29 disse...

Parece que você tem bola de cristal.Era o que eu estava querendo fazer.Uma casinha de tecido para enfeitar minha casinha de verdade.Vou começar amanhã mesmo e vou fazer uma casinha dessas.Beijos.Lenira.(http://minimundomania.blogspot.com.br)

M de Maria Ateliê on 13 de agosto de 2012 às 22:41 disse...

Que lindas! E o PAP ficou super legal. Preciso organizar meu tempo urgentemente para participar! :-) Amei. bjs

Kathia Sereli on 13 de agosto de 2012 às 23:54 disse...

Olá,Calíope, como sempre nos desafiando com coisas lindas!Sempre quis fazer dessas casinhas mas sempre desanimei, mas agora sai!rsrsrssrs Deus te abençoe!

Unknown on 14 de agosto de 2012 às 06:49 disse...

Amei! To dentro! bjs

Unknown on 14 de agosto de 2012 às 09:19 disse...

Lindas demais. Parabéns pelo desafio adorei! Bjs

Juntando os Retalhos on 14 de agosto de 2012 às 10:47 disse...

Linda casinha, adoraria tentar fazer, pena que estou sem tempo, mas espero ver as casinhas de vcs, adoro admirar os desafios de vcs....todos lindos e inspiradores!!!!Estou começando agora nessa nova paixão, e espero que vcs me ajudem!!!!!! Parabéns pelo site...

simone on 14 de agosto de 2012 às 19:14 disse...

Adorei esse desafio.Essas casinhas são uma graça.
Bjs.

Daniella Santos on 14 de agosto de 2012 às 20:41 disse...

Vou fazer já!
Apenas gostaria de saber qual o melhor papel termocolante que você usa?

Abraços

Dani

Anônimo disse...

Está pronta a minha casinha!

Amei este desafio.

Beijos...

www.eueumesmagabrielle.com

Patricia on 16 de agosto de 2012 às 15:17 disse...

FIZ MINHA LINDA CASINHA
BJOS
http://patricia-aria.blogspot.com.br/2012/08/casinha-alfineteirodesafio-do-clubinho.html

Mery Vale on 16 de agosto de 2012 às 15:26 disse...

Amo essa casinha e vou fazer sim...ela é muito fofa!
Será que ainda dá tempo,bem mesmo que eu me artase um poquitito só eu farei!
Beijos e participando deste belo desafio!
Mery

Érika Costurarte on 17 de agosto de 2012 às 10:13 disse...

Olá!!
Que ideia bacana... Agora me resta saber o que fazer....

Bjocas

Erika

Maria José on 17 de agosto de 2012 às 20:24 disse...

Adorei a casinha, vou faze-la bem caprichadinha!!!!
Vou posta-la.

Anônimo disse...

Oi;
Estou passando para conhecer seu cantinho (recomendado pela Camila, do blog Camila camomila).
Estou iniciando na costura e quero aprender junto com vocês.
Abraços...

Cici Senhoretti on 21 de agosto de 2012 às 15:13 disse...

Fiz!!! Amei!
http://cdecici.blogspot.com.br/2012/08/clubinho-da-costura-projeto-13-casinhas.html

Bjssss

Li Truffi on 24 de agosto de 2012 às 16:10 disse...

Adorei sua idéia, agora só preciso de um tempinho para fazer a minha também, parabens pelo seu blog está lindo.

karen Disley on 25 de agosto de 2012 às 17:00 disse...

MEU DEUS PÁRA TUDO...
QUE LINDAS, VOU CORRENDO FAZER A MINHA
BJS!
KÁREN

Mi on 27 de agosto de 2012 às 22:39 disse...

Olá meninas já terminei a minha, bjs e uma ótima semana
Mi

Amo Flores de Fuxico! on 28 de agosto de 2012 às 16:58 disse...

Olá!!! Achei o máximo esse clubinho!!! já estou participando!!!
E tb estou aprendendo muito por aqui!! Acho muito bom poder compartilhar aquilo que sabemos, e a idéia do clubinho é Show!!!
Vou tentar fazer a casinha!!
Bjss
Tamara

yara blanco disse...

que fofa vou fazer varias

ANDRÉA on 16 de setembro de 2012 às 20:22 disse...

Eu Adorei!!!
Ficou maravilhosa!

Beijos
Andrea

Rosineia on 17 de setembro de 2012 às 23:03 disse...

Pois é fiz na mão mais quis muito fazer minha casinha,bjinsss!!!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa