Selinho clubinho da costura

terça-feira, 19 de junho de 2012

11º Desafio - Saia Franzida PAP


Mais um desafio! E dessa vez um super desafio... não pela dificuldade, mas pela graciosidade!
Gente... Eu já disse que sonho em fazer roupas pra mim um dia? E agora eu estou vendo um pedacinho desse sonho com esse desafio! Não sei o que vai dar, mas vamos tentar... \o/

Quem fez esse desafio especialmente pro Clubinho foi a linda Débi... Para Nossa Alegriaaaaa!
Quero ver todooooo mundo nessa Galeria hein? Será aberta dia 3 de julho pra dar tempo de todo mundo comprar o tecido e fazer. Vai ser lindaaaaa essa galeria! Não deixe de participar...


Saia Franzida - pap
Por Débi



MATERIAIS NECESSÁRIOS: 
  •  Dois tecidos diferentes, de algodão (quanto mais fino melhor, para evitar que a saia fique armada). 
  • Fita métrica
  • Máquina de costura/tesoura/alfinete de segurança
  •  Tesoura zigzag (ajuda, mas pode ser feito sem ela)
  •  Ferro de passar roupas




TIRANDO MEDIDAS: 
Para confeccionar a saia, precisaremos de duas medidas: o quadril e o comprimento desejado para a saia.  Confira na foto como medir a circunferência do seu quadril. O comprimento da saia fica a gosto de cada um. Para este PAP, o tamanho utilizado foi M, portanto o quadril foi de 100cm e o comprimento de 45cm.


CORTANDO OS TECIDOS: (FOTO 3)
Iremos utilizar 3 pedaços de tecido: A saia, a barra e o cós, todos retangulares.

A SAIA: 
Pegue a medida do quadril e adicione 20% para definir a largura da saia. Para o comprimento, diminua o valor da barra desejada. Neste pap: 120cm x 37cm

A BARRA: 
Pegue o comprimento e diminua a medida da saia. A largura é  mesma. Neste PAP: 120cm x 8cm

O CÓS: 
A largura do cós pode ser definida por cada um, mas 4cm é uma medida boa. Neste PAP: 120cm x 4cm

Note que a medida da largura é a mesma nos três tecidos cortados ( Valor do quadril + 20%). Se você quiser que a sua saia fique mais franzida, pode aumentar este valor.

Margens de costura e partes dobradas:
O cós e a barra serão utilizados dobrados na horizontal, então corte-os como na imagem.
Lembre de acrescentar as margens de costura como na imagem, sendo elas de 0,5 a 1cm, dependendo de como você costuma costurar.





MONTAGEM:
1- Cortar as laterais da saia (no comprimento) com tesoura zigzag, para não desfiar. Se você tiver overloque pode utilizá-lo. Caso não tenha nem overloque e nem tesoura zigzag, faça uma bainha bem fininha.

2- Costurar a lateral da saia (1). Com o auxílio do ferro abrir essa costura (2). Reserve.




3- Pegue a barra: Costurar a lateral da barra (1). Abrir essa costura com o ferro (2). Dobrar a barra ao meio para marcar o centro (3). Abrir (4). Fazer uma pequena dobra em um dos lados, na horizontal (de 0,5cm a 1cm) (5). Dobrar ao meio novamente (6). Confere as imagens:




4- Pelo avesso da parte estampada, costurar a barra. Lembre de pegar somente o lado da barra que não está dobrado. Para facilitar a distribuição, dê piques para marcar as laterais. Note que costurando pelo avesso, a parte interna fica limpa.
Com o auxílio do ferro, passe essa costura para “dentro” da barra.


Depois que você aplicou a barra, empurre a costura para a barra, ára deixá-la escondida.






Como deve ficar a parte externa (1) e a parte interna (2) da barra, depois de aplicada na saia. Agora, vamos pespontar e fechar a parte que ficou aberta na barra.





5- Pela parte externa, pespontar a parte que ficou aberta da barra, com uma costura na beira (1). Nesta parte, muita calma, pois você precisa pegar a parte da barra que está embaixo (2). Aqui vale muitos alfinetes ou alinhavos. 

Olhe o número 2. Ele foi a parte que ficou embaixo. Quando se costura por cima, sem ver a parte de baixo, a costura pode escapar. Por isso alinhavar é importante, evitando que você tenha que desmanchar as costuras.



Como ficou a barra depois de pespontada.



6- Agora vamos passar o cós. Ele é passado basicamente como a barra.
 Passar o cós dobrado ao meio (1). Abrir (2). Fazer uma pequena dobra em um dos lados (na horizontal e de 0,5cm a 1cm) (3). Fazer uma pequena dobra na duas laterais, de 0,5cm a 1cm (4). Dobrar ao meio novamente (5).




7- Aplique o cós da mesma maneira que a barra. A parte que não está dobrada é costurada pelo avesso da saia. Essa costura precisa ser bem rente a parte dobrada. Cuidado para não costurar sobre a dobra. 



Cuidado especial com a parte que deve ficar aberta para passar a fita para amarrar a saia. Faça conforme a foto, encoste as laterais, mas não sobreponha-as.




8- Com o auxílio do ferro, passe a costura para “dentro” do cós, como na imagem: 




9- Dobre o cós ao meio novamente e pesponte pela parte externa, da mesma maneira que foi feita na barra, cuidando para que o pesponto pegue a parte de baixo também. 



Olhem como deve ficar a abertura para passar a fita. Bem encostados um no outro, mas sem transpassar. Deixei essa foto que está com a costura um pouco torta de propósito, para que vocês notem a diferença no tamanho dos pontos. Na hora de pespontar, pespontem com um ponto maiorzinho e sempre uniforme, que fica mais bonito. Além disso, quando costurarem, cuidem para que a costura não fique mais larga em um pedaço e mais fina em outro, como a minha ficou. Eu tive que desmanchar.



Agora é só passar uma fita por dentro do cós, com o auxílio de um alfinete de segurança. Pode ser fita mimosa, cordão ou até mesmo um cinto costurado. Neste PAP, fiz um cinto com um tecido cru, usando uma régua qualquer como modelo. Só cuidem para que o cinto não seja largo demais e consiga passar por dentro do cós. 




Texto e Imagens
Débora Schmidt Nardello

29 comentários:

Cris Miyke on 19 de junho de 2012 às 08:33 disse...

Ai que linda!!
Conseguiu sua saia então né Calíope??
Vamos ver se eu vou conseguir fazer até a data...
Beijão e boa sorte pra quem tentar!

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Calíope Corrêa on 19 de junho de 2012 às 08:37 disse...

Consegue sim Cris!!! Vamos fazeeeer... =DDDDDD

Unknown on 19 de junho de 2012 às 08:47 disse...

Amei o desafio. Parabéns meninas! Calíope está certa, essa galeria vai ser linda! Já estou ansiosa para ver!


Beijos e vamos lá!

Claudia!

rosa-de-algodao.blogspot.com

Christiane on 19 de junho de 2012 às 08:52 disse...

Muito linda essa saia amei e super fácil de fazer não é mesmo? Eu sempre tive dúvidas de quanto tecido tem que deixar a mais da medida da cintura pra fazer uma saia assim, ficou ótimo seu pap parabéns, vou ver se consigo fazer até a data para postar aqui. Beijos.

Bruna Aguiar Melo on 19 de junho de 2012 às 09:00 disse...

Vai ser um desafio lindo!
Adorava participar mas não vai dar...tenho tanta coisa para terminar....e ainda não em sinto segura o suficiente...
Beijos e boa sorte a todas!
http://memoriascoloridasminhas.blogspot.pt/

Déborah Belmiro on 19 de junho de 2012 às 09:05 disse...

Adorei!!
Comecei a fazer uma saia com o tecidinho das matrioskas, mas parei no meio do caminho por causa do zíper. Essa vai ser moleza com esse PAP!!!


Beijos... até mais!
cantinhodadeborah.blogspot.com

morangoechocolate on 19 de junho de 2012 às 09:50 disse...

olá sera meu primeiro desafio... e queria saber se posso fazer para minha filha pequena 8 anos e 5 anos , porque eu tenho um quadril vantajoso , e não uso saia franzida... é isso bjs

Jubi

Calíope Corrêa on 19 de junho de 2012 às 09:52 disse...

Com certeza pode amiga! ^^

Lia Gloria on 19 de junho de 2012 às 09:59 disse...

Uau, gente olha só o pernão da Débi, lindão!!! rs

Vou fazer, excelente desafio!

bjs

Tatiana on 19 de junho de 2012 às 10:05 disse...

Gente!!! Meu segundo desafio aqui no Clubinho e fiquei com aquele friozinho na barriga!!!! Será que vai? Ai, eu vou tentar!! Vou fazer pra minha filha, pode ser que num tamanho menor eu me atrapalhe menos!!!!!!!! E lá vamos nós!!!! rsrsrsr O PAP está tão perfeito!!!!!
Beijos

Vanessa Oliveira on 19 de junho de 2012 às 10:29 disse...

Tô dentro, vou comprar os tecidinhos, amooo tudo isso hahahaha.
Será que faço uma pra mim? Ou pra Yasmin? Que dúvida rsrsrs.
Abraços
Vanessa

Monique Luna on 19 de junho de 2012 às 11:58 disse...

Eu adorei o desafio, só que a junção "eu + costura roupas" não dá muito certo, não! rsrs
Vamos ver se eu tomo coragem...

Vânia Pinho on 19 de junho de 2012 às 13:10 disse...

Dessa vez não vou participar flor, esse tipo de saia não me favorece kkkkk...meu quadril é largo e eu não tenho nem uma menininha aqui por perto para eu presentear...quem sabe faço quando voltar para o Rio, lá tenho duas sobrinhas que adorariam essa saia cute.
Mais com certeza a galeria vai bombar!

bjuss

simone on 19 de junho de 2012 às 13:53 disse...

Ih menina,será que eu consigo fazer uma pra mim?Vou tentar fazer de curiosa,para ver no que vai dar,rsrs.
Bjs.

T on 19 de junho de 2012 às 15:29 disse...

Amei a idéia, mas tenho uma pergunta (talvez meio boba) é necessário que seja de 2 cores: :D

Beijos.

Calíope Corrêa on 19 de junho de 2012 às 15:36 disse...

Não T. Você escolhe a combinação que desejar1 +D

Unknown on 19 de junho de 2012 às 16:50 disse...

Olá, cheguei até aqui por uma amiga do facebok que postou o link. Adorei a ideia. Ganhei uma máquina de costura (aguardando chegar) e vou fazer os desafios desde o primeiro.

Quando (se) conseguir alcançar o desafio do momento, então entro no Clube.

Parabéns a todos idealizadores.

http://bysandraduarte.blogdpot.com.br

ellydecor@yahoo.com.br on 19 de junho de 2012 às 20:22 disse...

Adorei, só que vou fazer para minha neta Bianca de um aninho.

Stella Hoff on 19 de junho de 2012 às 23:18 disse...

Começa fazer do desafio do momento e depois vem fazendo desde o primeiro!!! rs
ESses desafios são viciantes!!!

T on 20 de junho de 2012 às 00:42 disse...

Humm que maravilha, farei a minha certamente.

PRISCILLA VIUDES on 20 de junho de 2012 às 23:06 disse...

Meninas, meu tecidinho jah está comprado, estou meia receiosa de fazer pq tenho um quadril grandinho, então não sei se fica legal. Mas vou tentar. BJos

Fazendo @rte on 22 de junho de 2012 às 10:45 disse...

amei, essa sai, vou fazer, um desafio e tanto, mais vamos lá
mão na massa
beijinhos

Debys on 24 de junho de 2012 às 00:29 disse...

Adorei o blog, um dica, neste blog maravilhoso tem muitos links, mas qdo vc vai para outro blog, acabamos nos perdendo do seu, tem um jeito de por os links e abrir novas páginas sem sair do seu, desculpe me intrometer, bjos...Debys

Calíope Corrêa on 24 de junho de 2012 às 02:41 disse...

Oi Debys,

Obrigada pela dica querida!
Mas a verdade é que eu não gosto de entrar num blog e tudo que eu saio clicando vira uma nova janela. Não é tudo que quero ler paralelamente. Muitas vezes quero mesmo ir para o outro link e pronto!
E como o blog reflete um pouco do que gosto, prefiro deixar a assim! =D
Mas olha, uma opção, caso queira abrir o link em uma nova janela, é você clicar com o botão direito do mouse sobre o link e escolher a opção "abrir em nova guia/janela. Eu mesma já me habituei a usá-lo sempre que quero ler assim como você! ^^

Mesmo assim, obrigada!! É sempre bom saber a opinião de quem passa por aqui!

BJuss

Telma Maciel on 25 de junho de 2012 às 10:24 disse...

Que linda!! Vou escolher uns tecidinhos e fazer pra mim! Adoro sainhas assim, são lindas! Vamos ver como fica, né?... rs
Bjks

Cici Senhoretti on 26 de junho de 2012 às 07:30 disse...

Aih... muito linda esta saia!!!!
Eu já tinha feito uma parecida... tá valendo??
http://cdecici.blogspot.com.br/2012/06/clubinho-da-costura-projeto-11-saia.html

Bjs
:)

Dani on 27 de junho de 2012 às 03:50 disse...

Que linda! Amei a saia!
Eu só quero saber como faço para participar do desafio? Como e para onde eu envio as fotos?
Adoro costurar, encontrei esse site e me deliciei! Mil coisas lindas!!!
Vou fazendo a saia enquanto isso, depois me diga como eu faço para mostrá-la, ok?
Beijos

Josye Duran on 13 de julho de 2012 às 09:15 disse...

Estou encantada com esse pap, amo saias !!
Vou tentar fazer para mim, gostei muito do clubinho !!
Bjss
www.totalmentecorderosa.blogpot.com.br

Márcia on 11 de janeiro de 2013 às 22:00 disse...

Adorei seu PAP, posso entrar pro clubinho?
Bjus e um otimo fim de semana.

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa