Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 3 de maio de 2012

9º Desafio - Projeto Avental Romance


Já estavam com saudades dos desafios? Desculpem a demora!
Cheguei com uma ideia linda e romântica, que será minha sugestão de presente para o dia das mães... 
Tenho certeza que ela vai amar receber de você um item tão feminino e carinhoso.

A galeria para esse desafio será dia 15 de maio, espero seu projeto lá! =D


Avental Romântico Retrô - PAP
Por Claire

Você vai precisar de:
  • 2 pedaços de tecido 18 "x 12" [46cm x  31cm aproximadamente] (use um tecido bonito para a frente e um mais simples para as costas, ou use o mesmo ambos os lados)
  • 1 tira de tecido de cerca de 45 à 50 "x 4" [(114 à 127)cm x 11cm aproximadamente] (para a cintura)
  • Fita de viés (para o acabamento)
  • Para o bolso, um pedaço de tecido medindo: 1,5 "x 12" [4cm x 31cm aproximadamente] e dois pedaços medindo 3,5 "x 8" [9cm x 20cm aproximadamente]
  • (O que está em cinza claro é uma conversão aproximada de polegadas para centímetros. Se você tiver uma régua com polegadas, use as medidas originais) 


Pegue as duas principais peças de tecido, dobre ao meio, e no canto inferior faça uma borda (pode usar um prato pra marcar).



Agora deixa esse tecido quieto e vamos fazer o bolso!



Pegue a tirinha de tecido que você cortou, faça uma dobradura em todo comprimento dela. 




Depois dobre a tira ao meio, (frente com frente) e costure apenas um dos lados e a lateral.



Atenção! Um dos lados deve ficar aberto mesmo.




Agora pegue os pedaços que cortou pro bolso, coloque o tecido frente com frente, dobre e faça novamente uma borda na parte inferior (como naquela primeira etapa).




Desdobre e costure (frente com frente), deixando a parte de cima aberta.



Desvire o bolso e faça uma pinça como mostrado abaixo (prenda com um alfinete). 



Pegue aquela tira que você fez, (sabe o lado aberto?) coloque em volta da parte aberta do bolso e costure. (Veja nas imagens!)






Agora costure o bolso na parte principal (apenas no pano da frente), costurando em volta do bolso e deixando a parte de cima aberta.




Agora junte os tecidos do avental e costure.
Se quiser deixar ele um pouco mais firma, podes usar um forro bem fininho (como feltro ou forrobel, ou até outro tecido de algodão, mas não tem tanta necessidade. Assim sem forro, ele focará mais leve e solto).



Você pode fazer a costura aparente mesmo, não precisa ser frente com frente não, porque você utilizará o viés para fazer o acabamento.
Se você não tiver o viés, aí costure ele frente com frente, desvire e pesponte.






Agora pegue a tira maior de tecido, dobre as bordas em todo o comprimento da tira, depois dobre a tira ao meio e costure, deixando um dos lados abertos, do mesmo jeito que você fez no bolso (pra deixar um melhor acabamento).






Na parte superior do avental, passe uma costura reta sem retrocesso. Depois puxe a a linha de baixo e faça um "franzido". 




Encaixe o lado aberto da tira na parte superior (igual você fez com o bolso) e costure em todo comprimento.




E pronto... Olha só que lindo!  =D
Não vejo a hora de começar a fazer o meu!


Imagens : Claire (blog Polkadot-Pretties)
Texto adaptado: Euzinha! =P

Espero que vocês gostem, façam, divirtam-se, presenteiem, aproveitem... É sempre um prazer estar aqui!
Qualquer dúvida, ou caso queiram comunicar-se imediatamente com as demais, temos um grupo no Google e agora também um grupo no Face! Vamos manter contato! =D

Beijos
--
Calíope Corrêa
@OMundoDeCaliope

56 comentários:

Fabiana Fabrin on 3 de maio de 2012 às 16:15 disse...

Achei lindo, divino, romântico e fofo!

Que escolha maravilhosa! Adorei demais!

No feriadão eu fiz um avental que estava na minha listinha já fazia um tempo... mas é bem mais simples que esse modelo.
Adorei os tecidos vou procurar algo parecido por aqui pra fazer o meu.

Arrasou no texto Calíope, tá super bem explicadinho!

Bjkas, Fabi

Cris Miyke on 3 de maio de 2012 às 16:19 disse...

Adorei! Já estava mesmo pensando em fazer uns aventais novos porque os meus "já eram"... hehe!
Bjos

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei! Vou correr pra escolher os tecidos.
Beijos.
Gabi.

simone on 3 de maio de 2012 às 16:45 disse...

Lindo,lindo.Esse será um desafio e tanto.
Bjs

Núria Paula on 3 de maio de 2012 às 16:47 disse...

Ai que lindo, eu estava mesmo com muita saudade dos desafios!!!!

Tricia on 3 de maio de 2012 às 16:59 disse...

Que fofura de avental!! vou tentar fazê-lo! bjs.

Érika Costurarte on 3 de maio de 2012 às 17:12 disse...

Olá!!!

Que bacana essa ideia... Singela e cheia de charme.
Parabéns pela escolha..
E agora mãos a obra.rsrs
Até mais
Bjocas
Erika

Andréa Cabral de Oliveira on 3 de maio de 2012 às 17:24 disse...

Que lindo!! O modelo, o tecido...
Uma ótima ideia para presente.

Beijo Grande
Andréa Cabral

Débora on 3 de maio de 2012 às 17:41 disse...

Oii Calíope!
Gosteii muito do avental e achei o PAP bem bacana!
Ando pensando em um PAP novo, uma peça de roupa. Que tal? Será que daria certo?
beijoos

=*

SE7E ARTES on 3 de maio de 2012 às 17:45 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Di Rodrigues on 3 de maio de 2012 às 17:51 disse...

Adorei o avental, é lindo!!!
Bjs.

Simone Bitar on 3 de maio de 2012 às 18:17 disse...

Que lindo!!!!!!!

Terei que fazer com um tecido que combine com a cozinha de minha mãe. Ela gosta de vaquinhas..rsrs

ADOREI o desafio!!!!

Bjos

Simone Bitar

Raquel Leal on 3 de maio de 2012 às 18:19 disse...

Que lindão!! Vou tentar! Beijocas.

Lia Gloria on 3 de maio de 2012 às 18:30 disse...

Calíope amei! Sempre quis ter um avental retrô assim. Tomara Deus que dê tempo pra eu fazer o meu. Estou com uma encomenda pra bordar, são 2 toalhas de banho e 2 de rosto, presente de casamento, e mais um quadro de nascimento (maternidade).
Veja vc como o blog tem me dado coragem. Eu nunca havia aceitado nenhuma encomenda assim, por insegurança.
Estou cheia de projetos de costura na cabeça e vou viajar dia 10. Credo, foi uma carta!!! kkk

Mas vou fazer o avental, nem que seja depois da galeria. bjs

Taty Belloni on 3 de maio de 2012 às 18:32 disse...

Lindo demais...pena que AINDA não sei costurar...:(

Déborah Belmiro on 3 de maio de 2012 às 18:37 disse...

Pára tudo!!! (o meu para ainda tem acento!!)
Que coisa mais linda, gente!!!

Com certeza vou participar!

Bom restinho de semana pra todas!
Bjs
cantinhodadeborah.blogspot.com

biscuit de rosas on 3 de maio de 2012 às 18:40 disse...

Caliope, eu estava justamente pensando em fazer um desses.
Mas agora que e desafio tenho que comprar um tecido bem lindo.
bjocas

Beka&Yel on 3 de maio de 2012 às 19:03 disse...

muito lindo vou tentar, bjos.

Cris Lourenço on 3 de maio de 2012 às 20:25 disse...

Oba, mãos à obra ....
vamos tentar fazer um tão bonito quanto esse...
Beijo...
Cris...

joma on 3 de maio de 2012 às 20:37 disse...

ola, vou correndo comprar o tecido bjs

Decor'ação on 3 de maio de 2012 às 22:13 disse...

Que fofura este avental, vou recomendar pra meninas.
Bjão da Lú

Ah estou te seguindo e se me seguires, ficarei mega feliz!

Vânia Pinho on 3 de maio de 2012 às 22:21 disse...

Lindo de viver...esse eu vou fazer amiga.

bjus

Vânia Pinho

Thays Figueira on 3 de maio de 2012 às 22:27 disse...

Que coisa mais linda!Vou fazer com certeza!Obrigada pelo passo a passo!Beijos!

Silvinha on 4 de maio de 2012 às 08:05 disse...

Nossa meninas que fofo, tudo super explicado , estive ausente por motivo de trabalho , mas agora estya tudo em dia dá tempo pra curtir umas costurinhas com voces , bjos e bom final de semana.
http://tearpiaocupacional.blogspot.com.br/

Coisas de Andréa on 4 de maio de 2012 às 09:46 disse...

Oh, que lindo! Vou comprar os tecidos...rs
Beijos

Marília on 4 de maio de 2012 às 11:21 disse...

Oba que lindo, vou tentar fazer =D
Bjaum querida e um ótimo final de semana!

Cris on 4 de maio de 2012 às 12:47 disse...

Tô indo comprar os tecidos e volto já para a máquina de costura!!!!

Bjs,

Cris

Clara Miranda on 4 de maio de 2012 às 13:21 disse...

Menina, ele é lindo demais, mas é nunquinha que eu ia usar uma coisa linda dessa e correr o risco de sujar de molho de tomate...
:***

Vânia Pinho on 4 de maio de 2012 às 19:51 disse...

Flor, me explica direito essas medidas...eu não tenho essa "RÉGUA VERDE" (nem sei como se chama) profissional ai kkkkk...e não entendi essa medida 18 x 12...45 X 50..enfim, estou enrolada com todas essas medidas...será que sou a única que não entendeu?kkkk help!!

bjim

Vânia Pinho

Franciele on 5 de maio de 2012 às 11:54 disse...

Simples de fazer e muito bonito

Ateliê Pequena Realeza
pequenarealeza.blogspot.com

Monica on 5 de maio de 2012 às 19:10 disse...

Oi, fiz uma tabela com a conversão de polegadas em centímetro.

http://coisasdemonica-monica.blogspot.com.br/2012/05/tabela-conversao-polegadas-em.html

espero que ajude

Beijoss

Pris Lopes on 5 de maio de 2012 às 19:33 disse...

Vou tentar... lindinho...

Kathia Sereli on 6 de maio de 2012 às 13:40 disse...

Olá Calíope, que charme de avental. O meu já tá pronto,e é super rápido de fazer, só tô esperando dia 15 para postar na galeria, mas se quiser dar uma olhadinha ta no fiomineiro.blogspot.com.br. Que Deus a abençoe sempre e obrigada por estar sempre compartilhando coisas lindas e nos dando sempre desafios cada vez mais lindos e gostosos de serem feitos

Elô Bueno on 6 de maio de 2012 às 17:10 disse...

Que coisa mais linda de avental! Amei! Assim que sobrar um tempinho vou fazer um pra mim!
Adorei o blog também!
bjs

O meu pensamento viaja on 6 de maio de 2012 às 19:15 disse...

Adorei o seu avental e já gravei o PAP que tão generosamente ofereceu.
Vamos ser seguidoras?
Adoraria manter-me em contacto.
Se aceitar, deixe o seu link na minha caixa de comentários para que eu possa retribuir.
Beijo da Nina

Janelas e Caminhos on 7 de maio de 2012 às 00:51 disse...

Oi amiga Calíope...o cê está boa?
Desculpe-me por ter sumido...mas mudei-me p/Minas Gerias, voltei p/Poços de Caldas, onde morei quase a vida toda e minha vida virou uma bagunça com a mudança.Estava sem internet em casa também, ai fica difícil Ando em falta com as costurinhas, minha maquininha nem saiu da caixa ainda..afff...vamos ver se volto logo as costuras, estou com saudades.
Estas meninas fizeram coisa lindas neste período..parabéns a todas!!
Tudo lindo!!
Um beijo em todas e especial a vc amiga Calíope,
Uma semana abençoada.
Mª Rita(Janelas e caminhos)

Anônimo disse...

Vanica, as medidas não estão batendo com a tabela que a Monica fez. Para a tira do bolso diz: "1,5" x 12" [4cm x 46cm aproximadamente], e lá 12" é 30,5cm e não 46cm. Acho que fica muito grande... Confere pra mim aí!

Beijos.

Calíope Corrêa on 7 de maio de 2012 às 23:05 disse...

É verdade amiga, muito obrigada por avisar!

=D

Já corrigi lá! Desculpa gente, é que fui fazendo na calculadora, acho que me confundi!! =\

Bjusssssssssssss

Patricia on 8 de maio de 2012 às 09:34 disse...

LINDO E SUPER ROMANTICO, AMEI

Anônimo disse...

Ajudou Mo! Até imprimi para ter na minha maleta.

Beijos!

Cristiane Cordeiro on 8 de maio de 2012 às 13:27 disse...

Noossa!!!
Amei, obrigada por compartilha.

Kisses,
Cris.

**Lih** on 9 de maio de 2012 às 09:40 disse...

Oiii,

Lindoooo, vou ver se consigo um tempo pra fazer!

Beijos!

Karen Kessler on 10 de maio de 2012 às 09:04 disse...

Oi Calíope,

Já fez meu avental:

http://bykarenkessler.blogspot.com.br/2012/05/9-desafio-clubinho-da-costura.html

Beijos,

Karen

Anônimo disse...

Meu avental está pronto, com a mesma estampa do PAP, porém a cor é diferente.

Acesse: www.eueumesmagabrielle.com

Beijos, Gabi.

Camila Casaca on 10 de maio de 2012 às 20:52 disse...

Lindo avental.... Conheci o blog somente hj e acho que não vai dar tempo de fazer esse desafio, mas vou ficar sempre de olho por aqui....
Bjs

ellydecor@yahoo.com.br on 12 de maio de 2012 às 14:37 disse...

Achei uma graça, bem delicado.

Unknown on 13 de maio de 2012 às 13:41 disse...

Simplesmente Lindo!!! Não sei se consigo fazer a tempo para participar do desafio, mas com certeza vou fazer!!! Amei!!!Bjs

Vânia Pinho on 14 de maio de 2012 às 11:34 disse...

O meu avental acabou de sair do forno flor...http://presentart.blogspot.com.br/2012/05/avental-romance-9-projeto-do-clubinho.html

bjus

Vânia Pinho

Érika Costurarte on 14 de maio de 2012 às 17:29 disse...

Olá!!!

O meu avental... Tá aki:acabei...rs
http://meuateliecostura.blogspot.com.br/

Bjocas

Erika

Stella Hoff on 15 de maio de 2012 às 11:20 disse...

Lindissimo, amei vou fazer o meu, ja estou te seguindo nesse blog tb, e te linkei no meu...
Pena que não vou poder entrar nessa galeria. =(

Parabens pelo seu blog e pelas coisas lindas!

bjs

Stella Hoff

Stella Hoff on 15 de maio de 2012 às 21:23 disse...

Estou fazendo o meu avental, Aguardeeeeeeeeeee!!!

Vou colocar a foto aqui, nao ia conseguir dormir sem fazer esse avental!

rs

Beijoss


stella

Núria Paula on 21 de maio de 2012 às 10:16 disse...

Oi linda!!! BOm dia!
Até que dia posso fazer o meu?????
Devido a minha cirurgia vou ter que ficar um pouquito mais de repouso..... mas quero ver se vai dar tempo para eu colocar na galeria!
beijos

Valeria Marchello on 14 de julho de 2012 às 23:08 disse...

Olá Cali...que lindo esse avental!! Super fofo, bem romantiquinho...adorei!!!
vou querer fazer um tb...
bjksssss

Lin M Sousa on 21 de julho de 2012 às 10:09 disse...

olá, vim agradecer esse pap fácil e bem explicativo . obrigada por compartilhar .. bjks LIN

Anônimo disse...

Ai, amei esse avental!!! achei bem facilzinho até pra mim que nao sabe muito costurar... rsrsrrs. Caliope querida, eu lhe mandei um e-mail perguntando como eu poderia fazer parte do clubinho, pq adoro o seu blog, acho ele uma " mao na roda", tem ideias otimas e o PAP eh super bem explicadinho. Vou levar seu selinho, esta bem?

Tenha um otimo feriadão!

Mil beijocas!

Unknown on 10 de março de 2014 às 16:32 disse...

Maravilhoso! Já compartilhei com minhas amadas amigas! <3

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa